9 passos para baratear a obra da sua casa

Se você anda pensando em iniciar ou retomar aquela obra que já vem sendo planejada a muito tempo, então você chegou ao lugar certo. Seja na construção ou em reformas, todo mundo quer que tudo saia perfeito e de preferência gastando menos tempo e dinheiro.

Neste post vamos te ajudar a diminuir o custo da obra sem diminuir a qualidade. Enfim, vamos as nossas dicas.

Realize sua obra e gaste pouco seguindo os seguinte tópicos

  • Projeto 

Contrate um engenheiro ou um arquiteto.

Faça o projeto e discuta todos os detalhes com o profissional responsável. Além disso, peça para o arquiteto apresentar duas ou mais opções, deste modo você pode analisar qual opção sai mais em conta sem que isso afete no projeto.

Em suma, a contratação de um arquiteto pode te ajudar no planejamento e supervisão da obra, o que evita o desperdício de materiais e ainda pode otimizar o tempo de obra.

  • Orçamento

Faça um levantamento de preços com antecedência e, se possível, orce os materiais em mais de lugar, pois o preço pode variar muito de uma loja para outra.

Ainda por cima evite analisar apenas os descontos de alguns produtos. Levante o valor de todos os materiais necessários, pois em alguns casos o preço promocional de alguns itens não significará economia.

  • Mão de obra 

É importante escolher bem os profissionais que serão responsáveis pelo desenvolvimento da sua obra. Portanto, faça pesquisas que comparem os valores cobrados pelos profissionais.

Além disso, busque referências para ter certeza no momento da contratação.

  • Compras

O aconselhável é optar por fazer compras volumosas, pois assim fica mais fácil negociar descontos.

Já no caso dos materiais básicos que são comprados em grande quantidade, tente negociar diretamente com os fornecedores. Embora você possa conseguir ótimos descontos nas lojas, a negociação direta com fornecedores pode te conceder descontos ainda maiores.

Comprar materiais reutilizados também é uma opção considerável na hora da economia.

  • Ferramentas de trabalho 

Alugar equipamentos necessários muitas vezes sai mais barato do que comprar. Dessa maneira você pode alugar somente quando houver necessidade, logo, evita gastos com maquinários que serão utilizados apenas uma vez.

  • Construção 

Um planejamento feito por etapas te dá mais controle da sua construção. Portanto faça a construção por etapas, a execução de vários serviços ao mesmo tempo pode comprometer o andamento e o orçamento da obra. Portanto separe os serviços fundamentais dos secundários. Depois de feito aquilo que for essencial, aí sim foque nos orçamentos e serviços do acabamento.

  • Acabamento

Geralmente os materiais usados para o acabamento apresentam uma grande variedade de preços, por isso é importante pesquisar e analisar o custo e e qualidade.

Faça uma lista com o auxílio de profissionais e viste várias lojas para fazer o comparativo de preços e amplie suas opções. Assim você chega ao resultado esperado gastando menos.

  • Atrasos 

Evite os atrasos da obra, pois eles eles aumentam os gastos. Sendo assim, estabeleça o cronograma e tente ao máximo segui-lo sem interferências.  Um acompanhamento diário da obra também diminui a possibilidade de atrasos e colabora com a boa execução da obra.

  • Estoque de materiais 

Todos os materiais devem ficar protegidos de chuva, sol e qualquer outra condição climática que pode danificá-los. O armazenamento quando feito de forma correta reduz perdas e desperdícios dos materiais.

Agora que você já sabe as melhores maneiras de economizar tempo e dinheiro na sua obra é só começar a execução e em pouco tempo os resultados começarão a aparecer.

Gostou do post? Veja mais sobre construção no site Casa Dicas