Todo motorista de máquinas pesadas tem uma história para contar sobre algum acidente que aconteceu por conta do famoso ponto cego. Para quem realiza as manobras dentro da cabine, a atenção precisa ser redobrada, para que a obra seja desenvolvida com segurança. Além do motorista, a sinalização ao redor também precisa estar correta, para que as pessoas que trabalham em volta, tenham uma boa comunicação e não precisem lidar com acidentes.
A seguir veja quais são os pontos cegos dentro das inúmeras variações de máquinas pesadas e o que pode ser feito para tentar evita-los.
Pontos cegos fixos
Seja nas versões mini, ou nas versões padrão, as máquinas pesadas apresentam pontos cegos fixos e variáveis. Por exemplo, na cabine do operador, todos os obstáculos cuja visão é obstruída pelas colunas frontais, laterais e traseiras do compartimento, ou pelo teto, painel frontal, portas, vidros, espelhos retrovisores e faróis são considerados pontos cegos fixos.
Pontos cegos variáveis
Por sua vez, os variáveis são aqueles causados pelos braços e seus agregados – ou seja, caçamba, porta garfos, pistões, mangueiras, correntes e acessórios que se movimentam para frente e para trás, ou para cima e para baixo, sempre mudando o campo de visão disponível. Quanto mais completa for a máquina, menor será a visibilidade do operador.
Tecnologia
A tecnologia automotiva desenvolveu inúmeras maneiras para auxiliar o motorista de carro a realizar manobras com mais eficiência. No setor de máquinas pesadas não é diferente. As câmeras e sistema de monitoramento ajudam a verificar os pontos onde não há visão, nem com ajuda de espelhos. O equipamento proporciona maior visibilidade para o operador, o que resulta numa grande diminuição de atropelamentos e acidentes em geral, aumentando a segurança em sua operação.
Outra forma de melhorar a segurança dentro da manobra é a instalação da sirene de ré nas máquinas. Alguns modelos já vêm de fábrica com este tipo de mecanismo instalado. O equipamento auxilia na comunicação externa da obra. Para que os trabalhadores que estão em volta possam ter a atenção necessária ao chegar perto da máquina que está em ação.
Minicarregadeiras
Na minicarregadeira, o operador fica dentro de uma estrutura de proteção contra capotagem (as cabines ROPS), sendo que uma gaiola o mantém seguro e deixa o motor atrás dele. A visibilidade frontal é excelente, mas a visibilidade lateral e a traseira são limitadas.
Pás carregadeiras
As pás carregadeiras têm pontos cegos atrás da cabine do operador, causados pelo cofre do motor traseiro que bloqueia a visão, com uma cabine ROPS com janelas de vidro em todos os lados, apenas a parte traseira é completamente obstruída. Contudo, os espelhos da máquina conseguem oferecer visibilidade lateral e traseira parciais, ampliando a percepção do espaço de trabalho para o operador.
Escavadeiras Hidráulicas
As escavadeiras têm cabines deslocadas para o lado esquerdo, criando pontos cegos atrás e à direita. Além disso, os braços, lança e caçamba da escavadeira também ocultam parte da visão do operador dentro da máquina.
Retroescavadeiras
As retroescavadeiras mais modernas possuem excelente visibilidade, com campo de visão ampliado graças à capacidade do banco do operador de girar para trabalhar com a caçamba ou com a retro em si.
Agora que você já sabe identificar os pontos cegos de cada tipo de máquina pesada, escolha a ideal para a sua obra. Solicite seu orçamento com a gente. Temos condições personalizadas de acordo com o tamanho da sua obra. Vem pra Central!