Os resíduos gerados na construção civil precisam de um tratamento adequado na hora de seu descarte. Isso porque parte desses objetos podem ser reciclados ou até mesmo utilizados em outras obras.
Para a realização de um descarte consciente, é necessário separar os resíduos de acordo com a resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Essa resolução divide todo o entulho gerado na obra em quatro classes. Confira quais são as classes e quais resíduos integram cada uma delas.
Classe A
Nesse grupo reunimos todos os resíduos que podem ser reaproveitado em obras. São eles:
- Materiais cerâmicos
- Blocos e tijolos de alvenaria
- Telhas
- Argamassas e concretos
- Solos de terraplenagem
Classe B
Fazem parte desse grupo os resíduos que podem ser reciclados em outros ambientes. São eles:
- Papel e papelão
- Plásticos
- Metais
- Vidros
- Madeiras
- Gesso
Classe C
Esse grupo é composto de resíduos que ainda não possuem tecnologias de reciclagem ou recuperação. É importante sempre ter atenção para o uso desses produtos em obra, pois quanto menor desperdício, menor será o volume de descarte.
São resíduos integrantes desse grupo todos aqueles que não se encaixam nos demais.
Classe D
Fazem parte desse grupo resíduos que causam danos aos seres humanos, animais e meio ambiente. Alguns integrantes desse grupo são:
- Solventes
- Tintas
- Telhas de Amianto
- Vernizes
- Resíduos oriundos de demolições (clínicas radioativas, instalações industriais)
- Qualquer resíduo contaminado pertencente aos demais grupos
Aqui na Central Locações, realizamos da destinação ao transbordo e à triagem de materiais recolhidos nas obras. Os resíduos coletados pelas caçambas são direcionados à unidade de transbordo de seleção reciclável. Lá eles são separados de acordo com as classes e encaminhados aos seus devidos destinos respeitando a conservação dos recursos naturais.
Central Locações – Locação de Máquinas compactas e pesadas para sua obra!