Cronograma de obras
A economia de tempo e a obtenção de resultados são objetivos essenciais a serem alcançados, para ter uma organização eficiente de um cronograma de obras.
É evidente que os atrasos na conclusão de uma obra ou em fases específicas da sua execução acarretam prejuízos consideráveis às construtoras. Mesmo uma simples hora de atraso é capaz de comprometer o orçamento, reduzir a lucratividade e interromper a pontualidade do projeto. Sendo assim, como evitar esses atrasos? A resposta está em um cronograma de obras que prioriza a economia de tempo, aumenta a produtividade e minimiza a ocorrência de equívocos.
A elaboração e o cumprimento de um cronograma viabilizam um planejamento potencialmente bem sucedido, oferecendo uma gestão assertiva do tempo e recursos, acelerando a conclusão do projeto e permitindo que a construtora alcance seus objetivos.
O que é um cronograma de obras?
Cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades, com datas de conclusão pré-determinadas e cheias de especificações de tarefas.
O profissional precisa colocar no papel ou em um sistema absolutamente tudo o que será utilizado em uma obra: desde um parafuso até os grandes equipamentos.
Entretanto, o cronograma é um planejamento, com datas, fases determinadas e a discriminação de todas as atividades envolvendo uma obra.
Outra parte importante de um planejamento de obras é o cronograma físico-financeiro, que apresenta os gastos necessários ao longo do tempo para cada tarefa ser executada durante a obra.
1 – Faça a lista de atividades:
Para começar o seu cronograma de obra, é necessário primeiro listar todas as atividades do canteiro. Isso serve para estabelecer a dimensão da mão de obra e do material que será utilizado.
Isso inclui:
mão de obra;
insumos;
serviços elétricos;
hidráulicos;
quantidade de itens utilizados;
Nessa etapa, você pode montar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP), que se refere às atividades realizadas durante a obra. Na EAP, são listadas as atividades de cada etapa, insumos, serviços e equipamentos.
2. Estabeleça as datas e prazos de cada etapa
O ideal para o cronograma é que as tarefas sigam uma ordem cronológica, quando um serviço termina, o outro começa. Toda atividade precisa ter uma duração estimada, facilitando na hora de estipular um prazo adequado. Não esqueça de levar em consideração também o ambiente. Se tratando de uma obra externa, o clima é um fator a ser considerado, já que afeta em como o material responde, como o tempo de secagem, por exemplo.
3 – Insira as atividades relacionadas
Na construção civil, algumas atividades dependem de outras para serem concluídas, que é o que se chama de dependências. Ter um mapeamento claro deste sequenciamento de pacotes de serviço ajuda a evitar que algumas tarefas sejam iniciadas antes de outras que eram prioritárias.
Leve em conta que há três tipos de dependência: por predecessor, por sucessão e por simultaneidade.
Nos dois primeiros, dá continuidade a outra, enquanto no último há a execução das tarefas ao mesmo tempo.
Por exemplo: quando há uma atividade envolvendo construção de paredes, serviços da parte elétrica e hidráulica podem entrar como sucessores, uma atividade depende da finalização de outra para poder ser iniciada.
Em outras palavras: não é possível instalar fios e canos em uma parede se ele já não estiver de pé!
4. Ponha o cronograma em prática
É importante que o seu cronograma tenha em mente os imprevistos que inevitavelmente vão ocorrer. Além disso, deve haver espaço para alterações que otimizem os processos ou corrijam alguma etapa. A lógica é executar as atividades conforme o planejamento de obras porque quanto menos o cronograma for alterado, melhor será para atingir os objetivos do empreendimento.
Entretanto, o profissional não fica impedido de fazer as alterações necessárias que podem otimizar ou corrigir alguma etapa do processo de obra.
5.Acompanhe e meça seus resultados
Este passo faz parte do cronograma e não pode ser ignorado. Acompanhe os resultados do seu cronograma e veja onde acertou e onde errou no gerenciamento de obras. Para ter uma referência, defina algumas métricas de desempenho antes de aplicar o cronograma.
Ao analisar o planejamento do projeto executado, o profissional conhecerá detalhes de todas as etapas e pode construir o próprio estilo de trabalhar, estabelecendo metas semelhantes para cada tipo de projeto.
6. Conclusão
Central Locações – Locação de Máquinas compactas e pesadas para sua obra!
Desde 1993, nos destacamos no segmento locação de equipamentos por investir na qualidade total dos serviços prestados. Por meio da credibilidade e excelência construímos, ao longo destes anos, grandes parcerias que possibilitaram nos tornar uma empresa líder de mercado.
Com uma ampla frota de equipamentos novos e modernos, além de uma equipe altamente especializada, garantimos a máxima segurança, eficiência e agilidade.
Atuamos em todo o Brasil, objetivando superar as necessidades de nossos clientes e oferecer as melhores soluções para sua obra.
Visamos a evolução da empresa através do aprimoramento constante em seus processos de locação de máquinas e equipamentos, processos de gestão e satisfação dos clientes, tendo como orientação a ética e o compromisso com os requisitos.
Entre em contato com a gente: Rua Úrsula Paulino, 223 – Betânia.Belo Horizonte – Minas Gerais (31) 3373-4001 (31) 99601-4001 contato@centrallocacoes.com.br